Levantamento realizado pela Ordem Confidentia Amicus Fidelitas aponta que o valor gasto com publicidades e propagandas pela prefeitura de Juazeiro da Bahia, até o momento, ultrapassou o valor de meio milhão de reais, chegando a superar as despesas de algumas unidades orçamentárias do governo, como Educação e Esportes, Procuradoria Geral do Município, e Desenvolvimento e Igualdade Social.
Com base nos dados apresentados no Portal da Transparência do Município, a prefeitura por meio do Gabinete do Prefeito, gastou no período de janeiro a julho de 2017, R$ 3.935.807,52 com diárias, alugueis de veículos, alimentações, eventos e etc, sendo que do total foram gastos R$ 642.294,08 em publicidades e propagandas, não incluindo nesse valor, despesas de mesma natureza da antiga gestão, as quais permaneceram para o pagamento na atual gestão. O valor de R$ 642.294,08, inclusive, superou as despesas das unidades orçamentárias de Educação e Esportes (R$ 114.371,39), Procuradoria Geral do Município (R$27.958,54), Desenvolvimento e Igualdade Social (R$26.367,70), entre outras que não citaremos neste momento, mas que podem ser pesquisados no site http://transparencia.juazeiro.ba.gov.br.
Os gastos são dos mais variados, como exemplos:
O contrato nº 382-2017 (disponível no Portal da Transparência), que dispõe sobre filmagens de programas municipais que teriam duração total de 11 minutos e 05 segundos, nos quais foram pagos na data de 13/07/2017, a quantia de R$ 25.400,00;
O contrato nº 695-2015 (o qual não está disponível no Portal da Transparência), que dispõe sobre a veiculação de 01 comercial de 30 segundos, no qual foi pago na data de 19/04/2017, a quantia de R$25.822,04.
A maioria desses contratos são firmados sempre com as mesmas agências da região, sendo: Urbana Comunicação e Marketing LTDA, Vale Comunicações e Empreendimentos Eireli e Celso Gomes de Freita ME.
Do outro lado da ponte na vizinha Petrolina, os gastos, até o momento, com publicidades e propagandas nessa nova gestão, segundo o Portal da Transparência do Município, são aproximadamente, 65% menores do que as de Juazeiro, com a quantia de R$ 227.133,29; o que não se torna motivo para comemorações, já que a maioria do dinheiro público foi gasto em atrações no São João, como: Henrique e Juliano (R$350.00,00), Bell Marques (R$250.00,00), Aviãos do Forró (R$210.00,00)... Nada de semelhanças com a política romana do Panen et circenses (Pão e Circo).
O dinheiro público é dinheiro do povo e é originário, basicamente, de contribuições do próprio povo, devendo ser utilizado para a consecução de objetivos que são, direta ou indiretamente, de interesse do povo. Acreditamos que o povo preferiria esses valores revertidos em saúde, educação e segurança, mas, parece que nossos gestores municipais revalam a falta de critério no uso do dinheiro público.
“Com os bons aprendes o bem, e, misturando-te com os maus, perdes o juízo. Hoje, amanhã e sempre 316”.
“Com os bons aprendes o bem, e, misturando-te com os maus, perdes o juízo. Hoje, amanhã e sempre 316”.
Fonte: Cafiano Mestre Aristóteles
Com base nos dados apresentados no Portal da Transparência do Município, a prefeitura por meio do Gabinete do Prefeito, gastou no período de janeiro a julho de 2017, R$ 3.935.807,52 com diárias, alugueis de veículos, alimentações, eventos e etc, sendo que do total foram gastos R$ 642.294,08 em publicidades e propagandas, não incluindo nesse valor, despesas de mesma natureza da antiga gestão, as quais permaneceram para o pagamento na atual gestão. O valor de R$ 642.294,08, inclusive, superou as despesas das unidades orçamentárias de Educação e Esportes (R$ 114.371,39), Procuradoria Geral do Município (R$27.958,54), Desenvolvimento e Igualdade Social (R$26.367,70), entre outras que não citaremos neste momento, mas que podem ser pesquisados no site http://transparencia.juazeiro.ba.gov.br.
Os gastos são dos mais variados, como exemplos:
O contrato nº 382-2017 (disponível no Portal da Transparência), que dispõe sobre filmagens de programas municipais que teriam duração total de 11 minutos e 05 segundos, nos quais foram pagos na data de 13/07/2017, a quantia de R$ 25.400,00;
O contrato nº 695-2015 (o qual não está disponível no Portal da Transparência), que dispõe sobre a veiculação de 01 comercial de 30 segundos, no qual foi pago na data de 19/04/2017, a quantia de R$25.822,04.
A maioria desses contratos são firmados sempre com as mesmas agências da região, sendo: Urbana Comunicação e Marketing LTDA, Vale Comunicações e Empreendimentos Eireli e Celso Gomes de Freita ME.
Do outro lado da ponte na vizinha Petrolina, os gastos, até o momento, com publicidades e propagandas nessa nova gestão, segundo o Portal da Transparência do Município, são aproximadamente, 65% menores do que as de Juazeiro, com a quantia de R$ 227.133,29; o que não se torna motivo para comemorações, já que a maioria do dinheiro público foi gasto em atrações no São João, como: Henrique e Juliano (R$350.00,00), Bell Marques (R$250.00,00), Aviãos do Forró (R$210.00,00)... Nada de semelhanças com a política romana do Panen et circenses (Pão e Circo).
O dinheiro público é dinheiro do povo e é originário, basicamente, de contribuições do próprio povo, devendo ser utilizado para a consecução de objetivos que são, direta ou indiretamente, de interesse do povo. Acreditamos que o povo preferiria esses valores revertidos em saúde, educação e segurança, mas, parece que nossos gestores municipais revalam a falta de critério no uso do dinheiro público.
“Com os bons aprendes o bem, e, misturando-te com os maus, perdes o juízo. Hoje, amanhã e sempre 316”.
“Com os bons aprendes o bem, e, misturando-te com os maus, perdes o juízo. Hoje, amanhã e sempre 316”.
Fonte: Cafiano Mestre Aristóteles
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