Por que preferir a conciliação
A conciliação é a maneira mais fácil e rápida de resolver problemas, já que funciona como uma negociação, na qual ambas as partes buscam uma solução confortável para a situação. Ela é uma opção bastante democrática quando as partes possuem divergências, uma vez que podem resolver o problema muito mais facilmente.
Além disso, a conciliação é válida para diversos tipos de ação, como:
- Partilha de Bens;
- Acidente de trânsito;
- Dívidas em bancos;
- Danos morais;
- Demissão do trabalho;
- Pensão alimentícia;
- Divórcio, etc.
Em outras palavras, qualquer pessoa pode solicitar a conciliação em um processo civil. E, para isso, basta ir ao Tribunal e buscar o núcleo, centro ou setor de conciliação e fazer o agendamento da audiência.
Neste momento, não há intermediação do juiz, uma vez que só é necessária a presença do conciliador. Assim, ele te ajudará a chegar a um acordo que seja benéfico para todos.
Por fim, lembramos que a conciliação possui como princípios basilares a informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual. Logo, ela é muito mais prática que um processo judicial. Tanto é assim que apenas se as partes não entrarem em acordo é que o processo segue para a Justiça Comum.
Portanto, sempre que possível, aconselhamos que siga o caminho da conciliação para resolver seus problemas.--
Camilla Cruz
Postar um comentário