EXÉRCITO TENTA IMPEDIR MANIFESTAÇÃO DO COLETIVO AMIGOS DA ILHA DO FOGO


Os integrantes do Coletivo Amigos da Ilha do Fogo realizaram nesse domingo, 25 de novembro, mais uma manifestação contra o fechamento da Ilha do Fogo para a população. Foi a quinta edição do “Banho de Balde na Ponte Presidente Dutra”. Um protesto pacífico e irreverente onde os banhistas, vestidos com traje de banho, puxam água do rio São Francisco com ajuda de cordas amarradas em baldes e tomam banho em plena ponte, no espaço destinado a pedestres e ciclistas.


Logo após o início do banho, alguns integrantes do Grupo foram chamados por homens do Exército e ao se aproximarem dos militares, um sargento perguntou ao Grupo quem era o dono do material, apontando para as faixas que estavam penduradas no alambrado. Um integrante do Coletivo respondeu que pertencia a todos. E, com essa resposta, o sargento, que estava acompanhado de três soldados, solicitou que tirassem as faixas do alambrado. Os integrantes do Coletivo falaram que não enxergavam nada que a presença das faixas pudessem atrapalhar e que as mesmas não ameaçavam destruir o patrimônio da Ilha do Fogo. Com a negativa, o sargento perguntou em tom ameaçador: “vocês não vão retirar as faixas ?” E mais uma vez um integrante do movimento respondeu que não. Os militares se afastaram alguns metros e o sargento fez uma ligação pelo celular e então se dirigiram ao antigo galpão da FRANAVE.


Pior do que ter o acesso vedado à Ilha do Fogo, sair de casa num domingo de muito calor, ser ameaçado pelo próprio Exército de não poder protestar, reivindicando o direito da população de acessar a praia da Ilha, é os integrantes do Coletivo verem chegar de Petrolina quatro viaturas, caminhonetes cabine dupla, do CIOSAC, pelotão especial da Policia Militar de Pernambuco, e diversos policiais descerem das viaturas, ficarem de traje de banho e começarem a nadar tranquilamente naquela tarde de calor insuportável.


E não adianta nenhum comandante do CIOSAC ou do próprio Exército querer dizer que estavam fazendo treinamento na Ilha. Não houve se quer um comando de instrução; nenhum movimento que indicasse treinamento ou coisa parecida. Nenhuma simulação de ataque ou defesa. Nenhuma simulação de salvamento. Nada. Os homens da PM estavam apenas se deleitando nas águas do Velho Chico; como foram flagrados outra vez, que foram fotografados e filmados nadando tranquilamente, igualzinho como ontem, sem nada de treinamento.


E os integrantes do Coletivo de Luta pela Ilha do Fogo se perceberam numa situação, no mínimo revoltante. Ter que tomar banho de balde em cima da ponte, enquanto militares “usavam” as águas do Rio da maneira mais propícia aos mesmos.


O Coletivo fotografou e filmou os dois episódios do dia e continuou o seu protesto até o final da tarde de um domingo, que os participantes do “Banho de Balde” não esquecerão tão cedo.


E as ações continuam. No dia 06 de dezembro será realizado um ato público na Orla de Juazeiro, onde diversas instituições estarão participando, com o intuito de formarem um Comitê, do qual o Coletivo será apenas um dos integrantes, e esse Comitê dará continuidade à luta pelo livre acesso à Ilha do Fogo e estruturação da mesma com administração do setor público.




 


Jucinei Martins – Juazeiro/BA.

Radio Web Juazeiro

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem