Nove fogem da Casa de Custódia após quebrar parte da laje de pavilhão

Presos escaparam de pavilhão pela laje até chegar à àrea externa (Foto: Gustavo Almeida/G1)

Pelo menos nove presos conseguiram fugir no início da tarde deste domingo (27) da Casa de Custódia de Teresina. Segundo o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, 15 detentos se envolveram na ação, mas seis deles foram recapturados ainda na quadra de esportes do presídio.

A fuga aconteceu quando eles quebraram parte da laje do pavilhão B e andaram pelo vão até chegar à área lateral que dá acesso à quadra de esportes. Entre os presos que conseguiram escapar estão assaltantes, estupradores e homicidas.

“Nós já viemos alertando há muito tempo para essa situação na Casa de Custódia. É uma penitenciária superlotada, sem estrutura adequada. Quando chega nessa época de festa as de fim de ano vem a questão da superlotação, o recesso judiciário e a falta de reforço policial”, falou o representante dos agentes penitenciários.

Há quase 15 dias, a Casa de Custódia registrou duas rebeliões em menos de 48 horas e praticamente todos os detentos da unidade prisional se rebelaram reclamando das péssimas condições do presídio. Foram dois momentos de muita tensão, dentro e fora do presídio, já que familiares chegaram a derrubar grades e interditar a rodovia em protesto.

A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) informou que está atuando, por meio da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) e em conjunto com a Polícia Militar, na recaptura dos detentos.

Fuga em Parnaíba
Também na manhã deste domingo foi registrada a fuga de quatro presos da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba, Litoral do Piauí. Lá, os detentos conseguiram quebrar os cadeados e escapar da unidade. Nenhum deles foi recapturado.

Penitenciária Mista de Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1)

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem